Sunday, October 18, 2009

A mídia banal é uma arma letal.

Algum tempo atrás, me deparei com uma noticia, na verdade uma des informação que tinha a seguinte frase de chamada:

“Cuidado, o perigo pode estar em sua salada!” e na seqüência eles explicavam  o quanto o tomate poderia ser perigoso, devido a altas concentrações de sais e cristais (acho que é isso) e estes componentes aumentariam em x% os riscos de se ter cálculos renais.

Nem preciso dizer que pensei em ir à minha geladeira e pegar os bichinhos (digo tomatinhos) e torturá-los  requintes de crueldade antes de bani-los definitivamente, deste mundo e de minha vida.

Mas a reportagem continuou e foram explicando como se formavam as tais pedrinhas nos rins e muito mais, a riqueza de informações indispensáveis a minha vinda impressionante, ia se derramando, quando sem muita importância, vem um detalhe da informação, a pesquisa com cada voluntário durou 20 anos onde foram estudados e depois divulgados os resultados e conclusões.

Vale lembrar que estamos falando de tomates e não de cigarros. A maneira como o editor tornou a noticia mais importante (não que ela não fosse), foi conduzida de uma forma que não tinha como o expectador, deixar de assistir o canal, com uma noticia tão letal sobre um tomate banal.

Essas noticias banais quando são colocadas de forma sensacionalista, causam estragos em alguns seguimentos de nossas vidas, finanças e um sem numero de coisas, quando na verdade, deveriam apenas ser uma transmissão de informação.

Gripe Suína. Sim ela existe. Mata? Sim, pode matar, com um detalhe, tem um índice de mortalidade inferior ao da gripe comum, mas alguma vez, você viu no jornal a noticia de que alguém morreu de gripe comum? … Eu também não vi. Significa que ninguém morre de gripe comum? Não. Acontece que morrer de gripe comum não da Ibope (em memória das pessoas que se foram por gripe comum).

Mas a grande exposição da Gripe suína (H1N1) por parte da mídia teve uma boa vantagem, foi tirando da cabeça das pessoas o grande sucesso anterior. Qual era mesmo? Ah, sim, a catastrófica crise global.

Novamente a noticia existia de fato, o mundo e principalmente os americanos passaram por uma crise, algumas empresas faliram no mundo e outras surgiram, o que mudou na realidade, foi a supor exposição da palavra crise, as pessoas reduziram seus gastos, pequenos comércios sofreram e a indústria nacional, bateu recordes de produção. Tão contraditório quanto real.  Sempre existem empresas indo a falência, sempre tem alguém ou algum seguimento em crise, o capitalismo é assim mesmo, como na teoria evolutiva de Darwin o mercado também seleciona empresas e as que se saem melhores sobrevivem. A noticia da crise rendeu mais que merecia.

Não preciso ir mais longe, para passar minha opinião sobre a maneira que a mídia transforma informações, muitas vezes banais em sensacionais noticias letais.

Michael Jackson, Caso Lindemberg, Caso Isabela Nardoni, escândalos na vida de artistas.

Agora é tempo de curtir as olimpíadas, vamos lá Rio 2016, explorem em noticia, pois ela nos causa menos cálculos renais que o tomate. Seria pensando nos malefícios do tomate, que tem pessoas em certo país, que fazem um evento de destruição de tomates, pisoteando e jogando uns nos outros algumas toneladas a cada ano do frutinho vermelho?

Alias, eu só sei dessa guerra de tomate, por que todo ano a mídia, guarda ao menos 5 minutos para nós brasileiros, para falar novamente dessa heresia cometida contra os famintos.

E eu estava pensando em entrar para uma ONG anti tomate.

Talvez, você goste dos textos abaixo.

É hora de saber as reais intenções das pessoas e impedir que elas tirem vantagem de você!

12 Conselhos para ser um Líder de verdade e não uma “Chefia”.

Vencendo discussões, estando ou não com a razão. Algumas pessoas seguem um roteiro assim.

Os truques dos profissionais para revelar a verdade.

Use um sofisticado sistema de questionamentos para fazer as pessoas revelarem a verdade.

@adrianobachega

No comments:

Post a Comment